Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dicas para diabéticos

Por algum motivo o pâncreas deixa de fabricar a insulina necessária para fazer a glicose entrar na célula e, assim, alimentá-la. Sem glicose as células ficam famintas e, começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, ela fica sobrando no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito também e a sentir muita sede.

O que fazer quando receber o diagnóstico de diabetes???

1º passo: Aceite esta condição, sem criar maiores problemas, afinal, no mundo de hoje, ter diabetes é poder viver como qualquer outra pessoa, posso até dizer que pode-se ter uma qualidade de vida superior à de muitas pessoas que não são portadoras da doença. Logo mais vou explicar o porque.

2º passo: Procure um bom profissional especializado na área (endocrinologista). Tire todas as dúvidas possíveis, não sinta vergonha de fazer perguntas, pois quanto mais souber à respeito do diabetes, melhor será seu cotidiano com ele.

3º passo: Procure anotar diariamente (pelo menos no início do tratamento), quais os valores glicêmicos encontrados antes e após as refeições (2hrs após), para que você possa conhecer melhor seu organismo, e claro, seu médico também!

COMO VIVER BEM COM DIABETES?

Digo que pode-se ter uma qualidade de vida superior à de que não é portador da doença, pois cortamos os açúcares e carboidratos de nossas refeições (em exagero são ruins em vários sentidos); temos que procurar praticar atividade física, o que nos fará envelhecer com mais saúde, e controlar a diabetes, enfim....

Veja abaixo as dicas que deixo para que possam ter um maior controle do diabetes:

1-Faça 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.
2-Os doces devem ser ingeridos, de preferência, junto às grandes refeições, pois estas possuem um maior teor de gordura e, consequentemente, digestão mais lenta.
3-Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.
4-Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).
5-Cuidado com alimentos lights, eles podem conter açúcar. Lembre-se que o alimento diet, é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro, por exemplo o açúcar pelo adoçante, sendo assim indicado para o diabético. Já o light, é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refresco light contém açúcar.
6-Lembrar que os alimentos diets, frequentemente, possuem outros ingredientes como farinhas, leite, ovos etc, os quais devem ser considerados.
7-Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.
8-Cuidado com água tônica, apesar do sabor amargo, contém açúcar, só beba na versão diet.

Um comentário: